Neutralidade | CGI.br

Ir para o conteúdo

As contribuições são de responsabilidade de cada autor e o CGI.br não se compromete com seu teor.

Qualidade de equipamento e conexão

Autor: Otávio Módolo Vicentin Setor: Contribuição Pessoal Estado: SÃO PAULO Tópico: Outros aspectos e considerações

1- A maioria dos problemas quanto a qualidade da conexão do usuário comum com a internet geralmente está no equipamento local responsável pela conexão (modem). Atualmente existe uma pratica pouco agradável por parte das operadoras que oferecem modem/roteador "grátis" e eles são geralmente de péssima qualidade. Não muito tempo atrás tive problemas depois que o modem que usava até então deu defeito. A operadora de internet trocou o modem por um de outra marca e de baixa qualidade. O modem perdia a conexão constantemente e chegava a travar após cerca de 24h de funcionamento pedindo reinicialização forçada. Após reclamação foi colocado um outro modem de melhor qualidade e que conseguia segurar conexão de maneira adequada mas a sua parte que exercia função de roteador era de baixa qualidade e seu sinão não chegava a nenhum local que não fosse o comodo em que ele estava instalado. Sendo assim, quando oferecido, as provedoras de conexão com a internet devem fornecer equipamento de alta qualidade para seus assinantes.

2- Venda casada: existe uma pratica comum nos dias de hoje bastante peculiar e incomoda, a venda de "combos" por um preço mais barato que o de apenas um serviço. Um exemplo é o da NET: Eles vendem internet + telefone por um preço total menor que o da internet de mesma velocidade. Esta pratica faz com que os usuários muitas vezes paguem por um serviço que não usam então o preço de apenas 1 serviço deveria ter um preço próximo ao do combo. A VIVO (antiga telefonica) nem permite contratar internet sem que o assinante contrate uma linha telefônica. É compreensível ter desconto em um combo, mas ele não deveria ser excessivo a ponto de um plano simples de internet ser o dobro de um combo internet+telefone. Isto também não é uma desculpa para que o preço suba, pelo contrário, com o aumento da demanda, o preço deve cair.

3- Os pacotes de conexão tem por padrão 10mbps (1,2Mb reais) para download, porém oferecem apenas 10% desta velocidade para upload. Acredito que o minimo deveria ser 50% da velocidade contratada para upload. Os motivos são o crescente aumento na necessidade de uma conexão de upload relevante devido o aumento significativo de programas de teleconferência, streamming de tela entre outros uso. Portanto seria justo que uma conexão de 10mbps para download oferecesse 5mbps para upload considerando o modelo de conexão atualmente usado de fullduplex.

4- Sistema de cotas deve ser abolido. Atualmente conexões móveis usam sistema de cotas para download e upload do qual, quando alcançados, o usuário tem sua conexão interrompida. Esta pratica é excessivamente exploratória portanto deve ser abolida e trocada pelos planos de velocidades assim como no sistema cabeado.

5- O usuário por sua vez deve ter o dever de estar em dia com pagamentos e as provedoras se reservam o direito de cortar o serviço diante de problemas referentes a pagamentos. A operadora deve também tentar conciliação com seu assinante antes de sujar seu nome sem humilhá-lo.

6- Os preços devem ser justos! Os preço praticado atualmente é exploratório. Se comparado a outros países, temos um dos serviços de internet mais caros do mundo.